quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

ARISTÓTELES - POLÍTICA - PARTE I

APRESENTAÇÃO DA POLÍTICA DE ARISTÓTELES
( por Ândrea Cristina Pimentel Palazzolo)

RESUMO: Este artigo pretende apresentar a Política de Aristóteles, destacando os oito livros que a compõem e focando no tema principal de cada livro.

1.1 Ciência da felicidade humana
Nos capítulos iniciais da  Ethica Nicomachea (Ética  a Nicômaco)Aristóteles aplica o termo Política ao tema único – a ciência da felicidade humana[1] – subdividido em duas partes: a primeira é a Ética e a segunda é a política propriamente dita.  Ao examinar a diferença entre, o que ele nomeia, ciências poiētikai (produtivas) e praktikai (práticas), conclui que, além de as práticas serem superiores ás produtivas, a Política é superior à Ética. A Política, diz o filósofo orienta a Ética, pois o homem só é verdadeiramente autárquico na pólis, é a Política que orienta, também, as ciências produtivas ou as technai (artes), pois somente a Politeía (Cidade) diz o que deve ser produzido para o bem de cada um e de todos, isto  é, ao tò koinòn (bem comum).
A Política é, assim, aquela ciência praktikai (prática) cujo fim é “o bem propriamente humano”e esse fim é o bem comum. Por isso a Política é a ciência prática arquitetônica, isto é, aquela que estrutura as ações e as produções humanas.
Note-se que, para Aristóteles, a felicidade humana consiste em uma certa maneira de viver, e a vida de um homem é o resultado do meio em que ele existe, das leis, dos costumes e das instituições adotadas pela comunidade à qual ele pertence[2]. Na Política de Aristóteles o homem é classificado como um “animal social por natureza”, que desenvolve suas potencialidades na vida em sociedade, organizada adequadamente para seu bem-estar. Como em 1253a, livro I, capítulo I, §9:

Estas considerações deixam claro que a cidade é uma criação natural, e que o homem é por natureza um animal social, e um homem que por natureza, e não por acidente, não fizesse parte de cidade alguma, seria desprezível ou estaria acima da humanidade (como o "sem clã, sem leis, sem lar" de que Homero fala com escárnio, pois ao mesmo tempo ele é ávido de combates), e se poderia compará-lo a uma peça isolada do jogo de gamão. Agora é evidente que o homem, muito mais que a abelha ou outro animal gregário, é um animal social. Como costumamos dizer, a natureza nada faz sem propósito, e o homem é o único entre os animais que tem o dom da fala.[...] [3]

                        A meta, portanto, é descobrir a maneira de viver que leva à felicidade humana, e estudar a forma de governo e as instituições sociais capazes de assegurar aquela maneira de viver.
A primeira tarefa leva ao estudo do éthos (caráter), objeto da Ética a Nicômaco; a última conduz ao estudo das constituições das Politeías, objeto da Política. Esta, portanto, é uma sequência da Ética, e é a segunda parte de um tratado único.  Aliás, já na geração anterior a Aristóteles, Platão, seu mestre, havia abrangido as duas partes do assunto em um só diálogo – A República.

1.2 Ciência prática por excelência

                        Em sua maior parte, as obras de Aristóteles assemelham-se a compilações de várias lições” no Liceu acerca dos diferentes aspectos do assunto em exame, reunidas às vezes sem muita clareza para formar o conjunto de um tratado. Esta observação se aplica especialmente à Política, aparentemente constituída de três grupos de lições”, ou exposições.
                        Os três grupos seriam em linhas gerais, os seguintes: primeiro, os livros I, II e III, à guisa de introdução, uma teoria da Politeía, em geral, e a classificação de suas várias espécies; segundo, os livros IV, V e VI, que tratam da Política prática, natureza das constituições existentes e dos princípios para seu bom funcionamento; terceiro, livros VII e VIII, que examinam a forma da política ideal, a estrutura da melhor cidade, inacabados.[4]
                        Temos, então, que no esquema das ciências segundo Aristóteles, a Política pertence ao grupo das ciências práticas, que buscam o conhecimento como um meio para a ação, à diferença das ciências teóricas (a metafísica e a teologia, por exemplo), cujo conhecimento é um fim em si mesmo.
                        As ciências práticas se subdividem por sua vez, de conformidade com a sistemática dicotômica de Aristóteles, em dois grupos: as ciências poiéticas (produtivas), que nos ensinam a produção de coisas, e as ciências práticas propriamente tais, que nos mostram como melhor agir. As primeiras visam a algum produto ou resultado, enquanto que as práticas implicam conhecimento adquirido nas ações e seus fins, pressupondo escolhas. As primeiras incluem as profissões e os ofícios e as últimas abrangem as chamadas “belas artes(a música e a dança, por exemplo), que são em si mesmas um fim.
                        A ciência prática por excelência é a Política, isto é, a ciência do bem-estar e da felicidade dos homens como um todo. Ela é práxis, pois estuda não somente o que é a felicidade (assunto também da Ética) mas a maneira de obtê-la; ao mesmo tempo leva à
demonstração de que a felicidade não é o resultado de ações, mas é em si mesma uma certa maneira de agir.

1.3 Sobre os livros da Política
Seguindo a proposta de classificação de Francis Wolff para os oito livros da Política de Aristoteles, temos:

1.3.1 Livro I – A cidade e a família

            Neste livro, Aristóteles discerne o fundamento e a essência de toda vida política, recolocando-a no interior de outras formas, mais elementares, de vida social. Estudos particulares importantes pontuam a sequência do livro, notadamente a comentada defesa da escravidão (caps. 4 a 7), ou as famosas análises de “economia políticados caps. 8 a 11, que serão retomadas por Marx no livro I de O Capital. Marx reconhece sua dívida para com Aristóteles: “o grande pensador que foi o primeiro a analisar a forma valor, bem como tantas outras formas, seja de pensamento, seja de sociedade, seja de natureza.[5]
 Aqui, temos os seguintes temas:
A) A cidade, a melhor das comunidades humanas (caps.1-2)
B) A família (caps.3-13)
1. As relações de poder que constituem a família (cap.3)
2. A escravidão (caps.4-7)
3. A gestão familiar (“ economia”) (caps.8-11)
4. As outras relações familiares (caps.12-13)

1.3.2 Livro II – Estudo crítico das melhores constituições

Neste livro, Aristóteles, concentra suas análises na melhor maneira de viver politicamente, isto é, sobre a melhor politeia, a melhor “constituição”, e contenta-se com uma análise crítica de constituições existentes, aquelas que apresentam projetos dos grandes reformadores políticos, e entre os quais está Platão, e os que estão efetivamente em vigor nas cidades reputadas como as mais bem governadas à época.  Mas existem, aqui e ali, estudos particulares, bem como outras tantas inserções que merecem atenção. Por exemplo, a passagem do Cap.8 (1268 b 25-1269 a 28), tão estimulante, e em certos aspectos tão moderna, em que Aristóteles pergunta-se se é “melhor mudar as leis, quando se vê – ou quando se acredita ver – um meio de melhorá-las”, ou se é “preferível deixá-las como são, ainda que pelo fato de que são leis”. Eis o plano geral do livro:

A) As constituições ideais em teoria (caps.1-8)
1. A da República de Platão (caps.1-5)
2. A das Leis de Platão (cap.6)
3. A de Faléias (cap.7)
4. A de Hipódamo (cap.8)

B) As constituições reais reputadas como as melhores (caps.9-12)
1. Esparta (Cap.9)
2. Creta (Cap.10)
3. Cartago (Cap.11)
4. Alguns grandes legisladores (Cap.12)

1.3.3 Livro III – A cidade, o cidadão e os diferentes regimes políticos possíveis
Este livro, contrariamente ao Livro I não busca os fundamentos da vida política (por que se vive politicamente?), mas, tomando essa vida política como dada, interroga suas formas, isto é, como diz Aristóteles na primeira frase, "a essência e as propriedades dos diferentes regimes políticos”. Essa análise é importante como reconhecimento de que ele tem em mão para considerar qual é, para ele, a melhor forma de governo. Eis o plano de conjunto:
A) Questões prévias ao exame dos regimes (caps.1-5)
1. O que é um cidadão? (caps.1 e 2)
2. O que é a cidade? (Cap.3)
3. A virtude política (Cap.4)
4. Limites da cidadania (Cap.5)

B) Os diferentes regimes (caps. 6-8)
1. Princípio de classificação dos regimes (Cap.6)
2. Classificação dos regimes (Cap.7)
3. Definição da oligarquia e da democracia (Cap.8)

C) O problema da justiça política (caps. 9-13)
1. O fim da cidade (Cap.9)
2. Os diversos pretendentes ao governo (Cap.10)
3. O governo do povo é justo? (Cap.11)
4. Sobre a justiça política (caps. 12-13)

D) O problema da realeza (caps. 14 a 17)
Recapitulação (Cap.18)

1.3.4 Livro IV – Tipos de regime

Neste livro há a opinião do que tradicionalmente é chamado de “bloco realista” (livros IV-V-VI), em que predomina a obstinada advertência quanto a diversidade dos fatos. Aqui o biólogo ganha do metafísico. W. Jaeger e outros depois dele viram nesta mudança de perspectiva a consequência das pesquisas fomentadas por Aristóteles no Liceu, que lhe permitiram inventariar e descrever 158 “constituições”, das quais somente uma chegou até nós, a de Atenas. É desse modo que, na classificação completamente conceptual dos regimes, no Capítulo III, 7, opõem-se as precisões empíricas do Capítulo IV, 3. Os critérios a priori co Capítulos III, 8 dão lugar, quando se trata de retomar uma análise comparada da oligarquia com a democracia (em IV, 4-6), a critérios econômicos, sociais ou étnicos. Aristóteles, no conjunto do livro, preocupa-se com "nuances sociológicas”, muitas vezes em tom relativista, e uma de suas conclusões é que o melhor regime varia de acordo com os povos considerados (Cap.12).
O plano de conjunto do livro é anunciado no final do Capítulo 2 (1289 b 12-26), e projeta um programa em cinco pontos, os quatro primeiros dos quais são sucessivamente abordados neste livro, ficando o quinto reservado para o livro seguinte. Eis o plano geral do livro:
A) Objetivos do estudo dos regimes (caps.1-2)

B) A variedade dos tipos de regimes (caps.3-10)
1. Fundamentos dessa variedade (cap.3)
2. Análise da democracia e da oligarquia (caps.4-6)
3. Análise da aristocracia e do regime constitucional (caps.7-9)
4. A tirania (Cap.10)

C) O melhor regime acessível (Cap.11)

D) O regime adaptado ao tipo de cidade (caps.12-13)

E) Os três “poderes” constitucionais (caps.14-16)
1. O poder deliberativo (Cap.14)
2. O poder executivo (Cap.15)
3. O poder judiciário (Cap.16)

1.3.5 Livro V – Aquilo que preserva e que destrói os regimes

Este livro é a sequência lógica do precedente. Aborda o último ponto do programa anunciado no Livro IV, 2: “Expor  quais são os modos de corrupção  e de salvaguarda das constituições, tanto aqueles que lhes são comuns, quanto os que são próprios a cada uma delas, e por quais causas ocorrem da maneira mais natural ” (1289 b 22-6). Como escreve J. Aubonnet, na Nota de sua edição: “Este Livro V torna-se assim aquele manual prático do “Homem de Estadono qual Maquiavel provavelmente se inspirou para o seu O Príncipe e os Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio.[6]”  
Com frequência aparentando indiferença para com a natureza do regime, em parte, cuja salvaguarda se trata de assegurar, Aristóteles múltipla os conselhos destinados aos dirigentes para se protegerem contra sedições e revoluções, na segunda parte deste livro. O plano do conjunto do livro é:

A) Causas gerais das sedições (caps.1-4)

B) Causas das sedições de acordo com o regime e a maneira de se resguardar contra elas (caps.5-12)
1. Como morrem as democracias (Cap.5)
2. Como morrem as oligarquias (Cap.6)
3. Como morrem as aristocracias (Cap.7)
4. Como preservar os diferentes regimes (caps.8-9)
5. Como morrem as monarquias (realeza e tirania) e como preservá-las (caps.10-11)
6. Exame crítico da concepção platônica das revoluções (Cap.12)

1.3.6 Livro VI – Como estabelecer os diferentes regimes

Este livro, que parece complementar mais as análises do Livro IV do que as do Livro V, supõe, no entanto, que o estudo do livro precedente, sobre as causas da morte dos regimes, tenha sido feita, uma vez que agora se preocupa em como fundá-los da melhor maneira. Aqui, o destinatário dessas páginas será menos o dirigente ou o "Homem de Estado" do que o “ legislador”, isto é, o fundador da cidade, encarregado de lhe conferir as instituições iniciais mais seguras. Eis a proposta geral do livro:

Introdução: Generalidades sobre a variedade de constituições e as constituições mistas (Cap.1)
A) As democracias: o que são elas (caps. 2-4) e como estabelecê-las (Cap.5)
B) As oligarquias e como estabelecê-las (caps.6-7)
C) As magistraturas (Cap.8)

1.3.7 Livro VII – A cidade “ideal
Os livros VII e VIII , que formam um todo, geralmente são  considerados como a parte mais antiga da  Política,  e supõem uma função do discurso político oposta à dos três livros precedentes, mas que é comum a numerosos autores da Antiguidade: a descrição da cidade “ideal. Durante a leitura desse livro, que não se trata de uma “utopia” (se entendermos por isso um país imaginário em que tudo existe para o melhor) é antes, um modelo de uma cidade possível para um “ legislador” empreendedor. Eis os temas do livro:
A) A vida melhor (caps.1- 3)

B) Descrição da melhor cidade (caps.4-7)
1. Densidade demográfica (Cap.4)
2. Extensão territorial (Cap.5)
3. Acesso ao mar (Cap.6)
4. Povoamento e nacionalidade (Cap.7)

C) Organização da melhor cidade (caps.8 a 17)
1. As classes sociais e suas funções (caps.8-10)
2. Urbanismo (caps.11- 12)
3. Educação (caps.13 a 15)
4.Controle dos casamentos, nascimentos e da primeira idade (caps.16-17)

1.3.8 Livro VIII – A educação na cidade ideal
                        Este Livro é a sequência do tratado sobre a educação iniciado no Capítulo 13 do livro precedente. Como observa, ainda, J. Aubonnet: “compõe-se essencialmente de respostas dadas às três questões colocadas no final do Livro VII [...], a saber: 1) A educação das crianças deve ser objeto de uma regulamentação?; 2) Essa educação deve ser pública ou privada? 3) Sob que forma deve ser feita?[7]
Eis o plano geral do Livro:
A) A educação em geral (caps.1 a 3)
B) A ginástica (Cap.4)
C) A música (caps.5 a 7)



REFERÊNCIAS


ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Os Pensadores. v.IV, São Paulo: Victor Civita, 1973.
______. Política. 1.ed. em português feita a partir do grego. Lisboa: Vega, Gabinete de Edições, 1998.

______. Política. Brasília: Universidade de Brasília, 1985.

______. Política. Tradução de Mário da Gama Kury. 3.ed. Brasília: Universidade de Brasília, 1997.

BARN'S, Jonathan. Aristóteles. 1.ed. Aparecida:Ideias e Letras, 2009.

BARNES, Jonathan. Aristóteles. 2.ed. São Paulo: Loyola, 2005.

BODÉÜS, Richard. Aristóteles. A justiça e a cidade. 1.ed. São Paulo: Loyola, 2007.

BRÉHIER, Émile. História da filosofia. 1.ed. em português São Paulo: Mestre Jou, 1977.

CHAUÍ, Marilena. Introdução à história da filosofia. v.I. 2.ed.São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

GAZOLLA, Rachel. O ofício do filósofo estoico. São Paulo: Loyola, 1999.

HANKE, Lewis. Aristóteles e os índios americanos. São Paulo: Martins.   

HOURDAKIS, Antoine. Aristóteles e a educação. 1.ed. São Paulo:  Loyola, 2001.

HUISMAN, Denis. Dicionário dos filósofos. 1.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

______. Dicionários de obras filosóficas.1.ed.São Paulo: Martins Fontes, 2000.

MORRALL, John B. Aristóteles. 2.ed. Brasília: Universidade de Brasília, 1985.

PERINE, Marcelo. Quatro lições sobre a ética de Aristóteles.o Paulo: Loyola, 2006.

REALE, Giovanni, e outro. História da filosofia. v.I. 11.ed.São Paulo: Paulus, 2012.

______. História da filosofia antiga. O estoicismo antigo, v.III. São Paulo: Loyola, 1992.

______. Aristóteles. V.IV. Nova ed. corrigida. São Paulo: Loyola, 2007.

ROSS, Sir David. Aristóteles. 1.ed. Lisboa: Dom Quixote, 1987.

SIMPSON, Peter Phillips. Defesa defensável da escravidão em Aristóteles. Revista Hypnos, ano 6, nº7, São Paulo, 2ºsem.2001.

TOSI, Giuseppe. Aristóteles e a escravidão natural. Boletim do CPA, Campinas, n°15, jan.-jun.2003.

STIRN, François. Compreender Aristóteles. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

WOLF, Ursula. A ética a Nicômaco de Aristóteles. São Paulo: Loyola, 2010.

WOLFF, Francis. Aristóteles e a Política. São Paulo: Discurso Editorial, 1999.

VAZ, Henrique C. de Lima. Antropologia filosófica. v.I. 11.ed. São Paulo: Loyola, 2011.

VERGNIÈRE, Solange. Ética e Política em Aristóteles. 1.ed. São Paulo: Paulus, 1998.

ZINGANO, Marco.  Aristóteles - Ethica Nicomachea I 13 - III 8 - Tratado da Virtude Moral. 1.ed. São Paulo: Odysseus, 2008.




[1] ARISTÓTELES. PolíticaBrasília: Universidade de Brasília, 1985, p.8.
[2] WOLFF, Francis. Aristóteles e a Política. São Paulo: Discurso Editorial, 1999, p.26-34.
[3] ARISTÓTELES. Política. Brasília: Universidade de Brasília, 1985, p.15.
[4] ARISTÓTELES. Política. Brasília: Universidade de Brasília, 1985.
[5] WOLFF, Francis. Aristóteles e a Política. São Paulo: Discurso Editorial, 1999, p.27.
[6] WOLFF, Francis. Aristóteles e a Política. São Paulo: Discurso Editorial, 1999, p.31-32.
[7] WOLFF, Francis. Aristóteles e a Política. São Paulo: Discurso Editorial, 1999, p.34.