domingo, 5 de julho de 2015

ANTIGUIDADE

MUNDO GREGO
(Ândrea Cristina Pimentel Palazzolo)
  
Resumo: Este artigo pretende apresentar, em apertada síntese, o Mundo Grego, ressaltando as principais características dos seus principais períodos: arcaico, clássico e helenístico.



Introdução


O Mundo Grego nos deu uma grande herança, um grande legado: a Filosofia, o Teatro e a Democracia.


Período Arcaico (século VIII -VI a.C.)


No período arcaico o mundo grego passa por uma grande transformação cultural, social, econômica e política, em virtude do crescimento populacional num solo não muito fértil, que é o da Península Balcânica. O que gerou uma migração ou colonização grega, no Mar Egeu, no Mar Mediterrâneo e parte da Europa, sul da França, Espanha e Itália, Península Balcânica, Ásia Menor, Mar Negro, Norte da África e Ilhas do Mar Mediterrâneo.


O processo de colonização grego desenvolveu bastante o comércio e a indústria. Por conta desse desenvolvimento ocorreu a introdução da moeda ( com a noção abstrata de valor contida na moeda) e da escrita ( com o desenvolvimento do pensamento crítico, pois nós nem sempre escrevemos do jeito que falamos).


A introdução da moeda e da escrita representa uma revolução do pensamento grego, a racionalidade grega.


Por conta da escrita a legislação que era oral passa a ser escrita.


Os principais legisladores foram: Drácon, Sólon, Clístenes.


Drácon: foi o primeiro a introduzir as leis escritas, lei severas, lei “draconianas”.

        

Sólon: efetuou reformas, introduziu a moeda, aboliu a escravidão por dívida, introduziu o voto censitário.

        

Clístenes: foi conhecido como o “Pai da Democracia”, introduziu a igualdade jurídica.


Por conta da colonização vai se desenvolver o urbanismo. As cidades do mundo grego são diferentes das demais, é o fenômeno da “Polis”( Cidade-Estado), cuja marca registrada, umas em relação as outras, é a autonomia política, social e econômica.

        

Dentre elas destacam-se duas cidades:  Esparta e Atenas

        

Esparta: com economia agrária, com tendência a auto-suficiência econômica, educação militar, para formar soldados, desenvolvimento da xenofobia ( aversão ao estrangeiro) e regime político oligárquico ( extremamente conservador).

        

Atenas: cuja economia é mercantil, a educação é para formação de cidadãos, é uma cidade cosmopolita, pois recebe poetas, filósofos, mercadores de várias partes  e o regime político é o democrático.

        

Quanto a democracia grega é interessante ressaltar que é limitada e direta.

        

Limitada: Somente grandes proprietários, do sexo masculino e maiores de 18 anos poderiam exercer esse direito.

        

Direta: o próprio cidadão debate em praça pública sobre as decisões políticas. E esse é um fenômeno que só acontece no mundo em um único lugar, em uma única cidade, Atenas. Bem ao contrário da nossa democracia que é representativa, onde durante as eleições escolhemos nossos representantes.


Período Clássico ou Período das Hegemonias ( séc. V - IV a. C.)


Esse período é marcado por duas grandes guerras as Médicas e a do Peloponeso.


As Guerras Médicas ou Pérsicas ( Cidades Gregas X Persas), teve duração de onze anos, com a formação  de uma liga militar, a “Liga de Delos”, ou seja, as cidades gregas se uniram sob o comando de Atenas contra os Persas, conhecidos como Medos, que queriam dominar o mar mediterrâneo. Houve duas grandes batalhas:


Batalha de Maratona, surgindo daí as atuais corridas de maratona, pois o soldado Fidípedes correu quase 30km para informar a vitória dos gregos na batalha, de Maratona a Atenas.


Batalha de Salamina: quando os persas assinaram a rendição.


Após há uma hegemonia de Atenas, é a época do século de Péricles,  do século de ouro, época da filosofia, de Sócrates, Platão, Aristóteles. Péricles introduz reformas no mundo grego, é a época do teatro grego, com Sófocles, Eurípedes.


Contra essa hegemonia, contra esse domínio de Atenas, formam a liga do Peloponeso, liderada por Esparta. Algumas cidades gregas sob o comando de Esparta contra outras cidades gregas sob a liderança de Atenas. Começando assim uma guerra civil.


A Guerra do Peloponeso Esparta vence e começa a hegemonia espartana sob o mundo grego. Após 28 anos de guerra civil o mundo grego enfraquece.


Período Helenístico (séc IV-II a.C.)


O enfraquecimento do mundo grego, favorece a invasão do povo da Macedônia. Felipe II com seu projeto expansionista, facilitado pelas rivalidades entre as cidades gregas, conquista a Península Balcânica.


Depois da morte de Felipe II, seu filho Alexandre Magno assume o poder e conquista o Egito, a Ásia Menor, levando a cultura grega, através dele ocorreu a difusão da cultura grega para fora da Grécia, para o Egito, para a Pérsia, formando o Império Helenístico.


Ressalte-se que, Cultura Helênica é a cultura grega pura e Cultura Helenística é a fusão da cultura grega com a cultura oriental, a Persa especialmente.


A Cultura Helenística extendeu-se para a Península Balcânica, Norte da África, Egito, Ásia Menor e Pérsia, seus principais centros eram as cidades de Pérgamo, Antióquia e Alexandria.


Na filosofia se destacou Plotino, resgatando as ideias de Platão. Nas ciências Arquimedes e Euclídes.


A Cultura Helenística vai influenciar  todo o mundo antigo, porém a partir do século II os romanos conquistam o Império Helenístico, mas isso é uma outra história…