NATAL!
Queria pedir licença ao leitor do blog para escrever um post distinto da filosofia seguida neste espaço, qual seja, publicação de artigos jurídicos. Isso porque, queria enaltecer o momento que antecede a celebração natalina (conhecido como Advento pelos católicos) e enfatizar, nesta oportunidade em específico, meu agradecimento aos meus pais – Jaime e Edna!
Sendo assim caro leitor, desconsiderarei aqui o aspecto jurídico estabelecido em nosso Estado Laico e expressarei minha criação católica e a importância da celebração natalina, que entendo ser, além de religiosa, também um direito ao meio ambiente cultural.
De fato, para além do entusiasmo de aguardar o nascimento do Messias, tenho para mim que, nesta ocasião devemos fazer uma reflexão de nossos conceitos. Para tanto, queria rememorar como meu pai e minha mãe ensinaram-me o espírito natalino:
Quando ainda criança, recordo-me que, ao terminar o ano letivo meu entusiasmo era, além de ir ao clube jogar bola, nadar, jogar tênis e outras regalias; também, escolher o presente que ganharia no dia 25/12.
Foi assim, por exemplo, com minha primeira bicicleta (BMX) escolhida nas Lojas J.Mahfuz, situada na rua Amazonas na cidade de Votuporanga. Para tanto, meu pai e minha mãe primavam para que o Papai Noel levasse o escolhido presente no dia de Natal (meu pai dizia ser apenas um longa manus do Papai Noel, pois a vontade decorreria deste).
Certo pois que, além da escolha feita, também deveria encaminhar cartinha ao Papai Noel demonstrando e convencendo-lhe do porquê deveria ganhar o presente.
E mais, propriamente no dia 24/12 às 10 horas, saia com meu pai pelas intermediações de nossa casa situada na rua Alagoas, com o intuito de pegar ramos de capim e colocá-los embaixo da árvore Natalina para alimentar às renas do Papai Noel.
Diante de toda essa ritualística, e mais, diante da noturna efeméride natalina estabelecida no dia 24/12, qual seja, missa do Galo passando na TV e após a oração estabelecida na mesa seguida da ceia. Retirava-me ansiosamente à cama pois, sabia que o Papai Noel estava a chegar e me conceder o regalo!
Sendo assim, às 6h30min. aproximadamente do dia 25/12, encontrava-me em pé para pegar o presente embaixo da árvore natalina. Todavia, essa atitude era seguida de algumas considerações, quais sejam, reparar sempre se o ramo de capim da rena fora comida e se o menino Jesus encontrava-se em seu berço no presépio, visto que, era seu nascimento que estávamos a comemorar!.
Todavia, confesso que não entendia uma coisa, ocasião em que, e em um dos Natais, indaguei meu pai sobre o porquê comemorávamos o aniversário de Jesus, contudo éramos nós quem ganhavamos o presente?!?! No que o ínclito Jaimão me convenceu respondendo a indagação: “Junior o presente que Jesus escolhe chama-se ‘representação’ e a única loja onde é encontrado tal presente está em você. Logo, o presente concedido a Jesus é ofertado durante todo o ano, qual seja, fazer coisas boas, estudar, deixar o papai e a mamãe felizes, respeitar os amiguinhos, respeitar os professores (este ultimo confesso que as vezes faltava na minha loja! rsrsrs), tudo isso porque é você quem representa Ele na terra, logo, Ele ficará contente em ser bem presenteado; e, em consideração a isso, o menino Jesus lhe entrega no dia 25/12 sua satisfação, para que possam brincar e comemorar juntos!”.
É caro leitor, esse é o espírito! Recordar não só o nascimento do Verbo Divino, conteúdo esse folclórico para muitos; todavia, refletir sobre alguns dogmas (que tenho para mim que não são somente religiosos,mas principalmente familiares), ou seja, aflorar em seu coração os verbos: REPRESENTAR! RECORDAR! RENASCER! VIGIAR! AGUARDAR! PRESENTEAR! JUSTIFICAR! CONVENCER! ALIMENTAR! AMAR! Verbos estes aferidos e auferidos na ritualística que cada qual, certamente tem e vive em si!
Obrigado Jaime e Edna por sedimentarem em meu coração esse sentimento, eduação e culturalismo! Amo vocês!
FELIZ NATAL!!!
Obrigado filhão.
ResponderExcluirTudo vale a pena quando a alma não é pequena.
Conserve o espírito natalino em sua vida e propague a todas as pessoas o amor em cristo e nos irmãos.
bjs.
Papi e mami.
Junior querido, que o Menino Jeus continue nascendo no seu coração por muitos natais. Quem sai aos seus nao degenera. Jaime e Edna, amigos queridos, parabéns pelo filhote.bjs
ResponderExcluirTia Celia
Em tempo de esquecimento do real ensejo da comemoração natalina assimilando-a como uma data meramente consumista, nada como quebrar a dogmática e prestar homenagem a quem fazem jus: Cristo e nossos pais.
ResponderExcluirUm excelente Natal a todos nós!
Guilherme
Dr Jaiminho. Que alegria verificar que o menino cresceu e não se perdeu, ao contrário se transformou em um homem de bem, culto, inteligente,competente e acima de tudo aprendeu a AMAR MELHOR e sinceramente. Parabéns querido sobrinho, temos muito orgulho de você. Sucesso.
ResponderExcluirAMADO IRMÃO,
ResponderExcluirARAUTO DE LUZ DO DIVINO!
LINDO SEU ARTIGO NATALINO!
TEM SABOR DE INFÂNCIA E NATAL!
BICICLETA MAIS PERU E PANETTONE...
ÀS VEZES DEUS DESPERTA A DIVINDADE QUE EXISTE EM NÓS E SE PERSONIFICA EM PALAVRAS PARA NOS DIZER QUE NOS AMA.
PARABÉNS, POR TER PERMITIDO QUE ISTO ACONTECESSE.
SEU ARTIGO ESTÁ ILUMINDADO, PORQUE É VERDADEIRO.
EM TODA VERDADE EXISTE DEUS.
SE EU PUDESSE TE DARIA DE NATAL AS SANDÁLIAS ALADAS DE HERMES O MENSAGEIRO DE ZEUS.
ELE TAMBÉM TEM A CARACTERÍSTICA DE SER BRINCALHÃO COMO VC.
O QUE VC FARIA COM ESSAS SANDÁLIAS VOADORAS E DIVINAS, AFINAL HERMES É TAMBÉM UM DEUS?
MEU QUERIDO IRMÃO, MEU QUERIDO HERMES,
(VAI SER UM DOS SEUS EPÍTETOS A PARTIR DESTE MOMENTO).
QUE SUA DIVINDADE TENHA POR HÁBITO SE APOSSAR DE VC E NOS BRINDAR COM ARTIGOS MÁGICOS E PODERMOS DESTA FORMA CELESTIAL, CONECTAR COM DEUS,
E NOS FAZER SENTIR QUE SOMOS METADE HUMANOS E METADE DIVINOS.
BJSSSSSSSS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
P.S. QUE SEJAMOS AGRACIADOS POR UM NATAL MÁGICO, QUE PERMITA QUE NO MOMENTO DA COMEMORAÇÃO, VIAJEMOS PELO TÚNEL DO TEMPO ATÉ BELÉM COMEMORANDO COM MARIA E JOSÉ O NASCIMENTO DO MENINO JESUS. NESTE RITUAL, NESTA VIAGEM NO TEMPO, QUE SE ETERNIZA HÁ MUITOS SÉCULOS.
E POSSAMOS DIZER : FELIZ NATAL!
É Dr. Jaime Júnior, agora que passou o natal e festas de ano novo, é hora focar nos livros novamente. Abração!
ResponderExcluir