segunda-feira, 1 de julho de 2013

FREUD.

“Alma Coletiva”

(por Ândrea Cristina Pimentel Palazzolo) .
 
 
O momento atual, com manifestações coletivas, de tantos grupos, nos convida a uma reflexão.

O Homem é um ser político, que nasceu para viver em sociedade. Que indivíduos unidos numa sociedade, formam grupos, coletividades. Quando as ações destas coletividades estão de mãos dadas com o ‘telos’, ou seja, ações virtuosas unidas com meios prudentes e finalidades nobres, que visam o bem comum, são dignas de louvor.

Tais práticas são belas manifestações da sociedade. O Justo, o Bom e o Belo, estão sempre juntos, pois Eros (o amor) os une. E Eros é construção.

Afinal, desejamos uma sociedade justa, ou seja, harmônica, simétrica e equânime.

A todos os movimentos sociais, neste sentido, nada mais digno de louvor !

Mas, a‘contrario sensu’, o que acontece quando algumas dessas massas agem sem ‘telos’?

Constatamos que é pura barbárie e destruição. O homem desce vários degraus na escala da civilização.

Freud , em sua obra Psicologia das Massas e Análise do Eu, citando Le Bon, constata que:

“O fato mais singular, numa massa psicológica é que o simples fato de se terem transformado em massa os torna possuidores de uma espécie de alma coletiva.

Certas idéias, certos sentimentos aparecem ou se transformam em atos apenas nos indivíduos em massa. A massa psicológica é um ser provisório, que por um instante se soldaram, formam um ser novo que manifesta características bem diferentes daquelas possuídas por cada um individualmente.

Constata-se facilmente o quanto o indivíduo na massa difere do indivíduo isolado.

A vida consciente não representa senão uma pequenina parte, comparada à sua vida inconsciente. 

Nossos atos conscientes derivam de um substrato inconsciente formado sobretudo de influências hereditárias. Este substrato encerra os inúmeros resíduos ancestrais que constituem a alma da raça.

Por trás das causas confessas de nossos atos, há sem dúvida causas secretas que não confessamos, mas por trás dessas causas secretas há outras, bem mais secretas ainda, pois nós mesmos as ignoramos. A maioria de nossos atos cotidianos é resultado de móveis ocultos que nos escapam.

Na massa as aquisições próprias dos indivíduos se desvanecem, e com isso desaparece sua particularidade. O indivíduo é um instintivo e em consequência um bárbaro. Tem a espontaneidade, a violência e a ferocidade dos seres primitivos. O inconsciente da raça ressalta. Ocorre uma diminuição de sua capacidade intelectual. Tal indivíduo é  um autômato, sem vontade, guiado apenas por instintos.  

O indivíduo na massa adquire, pelo simples fato do número, um sentimento de poder invencível que lhe permite ceder a instintos que, estando só, ele manteria sob controle. E cederá com tanto mais facilidade a eles, porque, sendo a massa anônima, e por conseguinte irresponsável, desaparecerá por completo o sentimento de responsabilidade que sempre retém os indivíduos.

Pois o cerne da chamada consciência moral consiste no ‘medo social’.

Também ocorre o contágio mental. Numa massa todo sentimento, todo ato é contagioso.

Constata-se também a sugestionabilidade, que o contágio acima é apenas um efeito, os indivíduos na massa tem características especiais, às vezes bastantes contrárias as do indivíduo isolado. O estado de um indivíduo que participa de uma massa, é que ele não é mais consciente de seus atos.

Portanto, esvanescimento da personalidade consciente, predominância da personalidade inconsciente, orientação por via de sugestão e de contágio dos sentimentos e das idéias num mesmo sentido, tendência a transformar imediatamente em atos as idéias sugeridas, tais são as principais características do indivíduo na massa.

A massa é impulsiva, volúvel e excitável. É guiada quase que exclusivamente pelo inconsciente. Nada nela é premeditado. Embora deseje as coisas apaixonadamente, nunca o faz por muito tempo, é incapaz de uma vontade persistente. Não tolera qualquer demora entre o seu desejo e a realização dele. Tem o sentimento da onipotência; a noção do impossível desaparece para o indivíduo na massa.

A massa é extraordinariamente influenciável e crédula, é acrítica, o improvável não existe para ela.

Os sentimentos da massa são sempre muito simples e muito exaltados. Ela não conhece dúvida nem incerteza.

Ela vai prontamente a extremos; a suspeita exteriorizada se transforma de imediato em certeza indiscutível, um germe de antipatia se torna um ódio selvagem

Inclinada a todos os extremos, a massa também é excitada apenas por estímulos desmedidos. Quem quiser influir sobre ela, não necessita medir logicamente os argumentos; deve pintar com as imagens mais fortes, exagerar e sempre repetir a mesma coisa.

Além disso, a massa está sujeita ao poder verdadeiramente mágico das palavras, que podem provocar as mais terríveis tormentas na sua alma e também apaziguá-la.

As massas nunca tiveram a sede da verdade. Requerem ilusões, às quais não podem renunciar. “

Neste jogo de forças, o irracional, tem primazia sobre o racional. O inconsciente prevalece sobre o consciente.

O ID ( inconsciente irracional) atesta sua existência de maneira avassaladora !

Mas, onde está o Homem, aquele Ser Humano, dotado de razão e no uso dela ?

A sensação é que ele, simplesmente, não existe !

Bibliografia:

Freud, Sigmund, Psicologia das Massas e Análise do Eu e outros textos, Obras Completas volume 15, tradução Paulo César de Souza, Companhia das Letras, 2011.

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