quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

CELEBRAÇÃO NATALINA

NATAL!
Queria pedir licença ao leitor do blog para escrever um post distinto da filosofia seguida neste espaço, qual seja, publicação de artigos jurídicos. Isso porque, queria enaltecer o momento que antecede a celebração natalina (conhecido como Advento pelos católicos) e enfatizar, nesta oportunidade em específico, meu agradecimento aos meus pais – Jaime e Edna!

Sendo assim caro leitor, desconsiderarei aqui o aspecto jurídico estabelecido em nosso Estado Laico e expressarei minha criação católica e a importância da celebração natalina, que entendo ser, além de religiosa, também um direito ao meio ambiente cultural.

De fato, para além do entusiasmo de aguardar o nascimento do Messias, tenho para mim que, nesta ocasião devemos fazer uma reflexão de nossos conceitos. Para tanto, queria rememorar como meu pai e minha mãe ensinaram-me o espírito natalino:

Quando ainda criança, recordo-me que, ao terminar o ano letivo meu entusiasmo era, além de ir ao clube jogar bola, nadar, jogar tênis e outras regalias; também, escolher o presente que ganharia no dia 25/12.
Foi assim, por exemplo, com minha primeira bicicleta (BMX) escolhida nas Lojas J.Mahfuz, situada na rua Amazonas na cidade de Votuporanga. Para tanto, meu pai e minha mãe primavam para que o Papai Noel levasse o escolhido presente no dia de Natal (meu pai dizia ser apenas um longa manus do Papai Noel, pois a vontade decorreria deste).
Certo pois que, além da escolha feita, também deveria encaminhar cartinha ao Papai Noel demonstrando e convencendo-lhe do porquê deveria ganhar o presente.
E mais, propriamente no dia 24/12 às 10 horas, saia com meu pai pelas intermediações de nossa casa situada na rua Alagoas, com o intuito de pegar ramos de capim e colocá-los embaixo da árvore Natalina para alimentar às renas do Papai Noel.

Diante de toda essa ritualística, e mais, diante da noturna efeméride natalina estabelecida no dia 24/12, qual seja, missa do Galo passando na TV e após a oração estabelecida na mesa seguida da ceia. Retirava-me ansiosamente à cama pois, sabia que o Papai Noel estava a chegar e me conceder o regalo!
Sendo assim, às 6h30min. aproximadamente do dia 25/12, encontrava-me em pé para pegar o presente embaixo da árvore natalina. Todavia, essa atitude era seguida de algumas considerações, quais sejam, reparar sempre se o ramo de capim da rena fora comida e se o menino Jesus encontrava-se em seu berço no presépio, visto que, era seu nascimento que estávamos a comemorar!.

Todavia, confesso que não entendia uma coisa, ocasião em que, e em um dos Natais, indaguei meu pai sobre o porquê comemorávamos o aniversário de Jesus, contudo éramos nós quem ganhavamos o presente?!?! No que o ínclito Jaimão me convenceu respondendo a indagação: “Junior o presente que Jesus escolhe chama-se ‘representação’ e a única loja onde é encontrado tal presente está em você. Logo, o presente concedido a Jesus é ofertado durante todo o ano, qual seja, fazer coisas boas, estudar, deixar o papai e a mamãe felizes, respeitar os amiguinhos, respeitar os professores (este ultimo confesso que as vezes faltava na minha loja! rsrsrs), tudo isso porque é você quem representa Ele na terra, logo, Ele ficará contente em ser bem presenteado; e, em consideração a isso, o menino Jesus lhe entrega no dia 25/12 sua satisfação, para que possam brincar e comemorar juntos!”.

É caro leitor, esse é o espírito! Recordar não só o nascimento do Verbo Divino, conteúdo esse folclórico para muitos; todavia, refletir sobre alguns dogmas (que tenho para mim que não são somente religiosos,mas principalmente familiares), ou seja, aflorar em seu coração os verbos: REPRESENTAR! RECORDAR! RENASCER! VIGIAR! AGUARDAR! PRESENTEAR! JUSTIFICAR! CONVENCER! ALIMENTAR! AMAR! Verbos estes aferidos e auferidos na ritualística que cada qual, certamente tem e vive em si!

Obrigado Jaime e Edna por sedimentarem em meu coração esse sentimento, eduação e culturalismo! Amo vocês!
FELIZ NATAL!!!

6 comentários:

  1. Obrigado filhão.
    Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.
    Conserve o espírito natalino em sua vida e propague a todas as pessoas o amor em cristo e nos irmãos.
    bjs.
    Papi e mami.

    ResponderExcluir
  2. Junior querido, que o Menino Jeus continue nascendo no seu coração por muitos natais. Quem sai aos seus nao degenera. Jaime e Edna, amigos queridos, parabéns pelo filhote.bjs
    Tia Celia

    ResponderExcluir
  3. Em tempo de esquecimento do real ensejo da comemoração natalina assimilando-a como uma data meramente consumista, nada como quebrar a dogmática e prestar homenagem a quem fazem jus: Cristo e nossos pais.

    Um excelente Natal a todos nós!

    Guilherme

    ResponderExcluir
  4. Dr Jaiminho. Que alegria verificar que o menino cresceu e não se perdeu, ao contrário se transformou em um homem de bem, culto, inteligente,competente e acima de tudo aprendeu a AMAR MELHOR e sinceramente. Parabéns querido sobrinho, temos muito orgulho de você. Sucesso.

    ResponderExcluir
  5. AMADO IRMÃO,



    ARAUTO DE LUZ DO DIVINO!

    LINDO SEU ARTIGO NATALINO!

    TEM SABOR DE INFÂNCIA E NATAL!

    BICICLETA MAIS PERU E PANETTONE...

    ÀS VEZES DEUS DESPERTA A DIVINDADE QUE EXISTE EM NÓS E SE PERSONIFICA EM PALAVRAS PARA NOS DIZER QUE NOS AMA.

    PARABÉNS, POR TER PERMITIDO QUE ISTO ACONTECESSE.

    SEU ARTIGO ESTÁ ILUMINDADO, PORQUE É VERDADEIRO.

    EM TODA VERDADE EXISTE DEUS.




    SE EU PUDESSE TE DARIA DE NATAL AS SANDÁLIAS ALADAS DE HERMES O MENSAGEIRO DE ZEUS.

    ELE TAMBÉM TEM A CARACTERÍSTICA DE SER BRINCALHÃO COMO VC.

    O QUE VC FARIA COM ESSAS SANDÁLIAS VOADORAS E DIVINAS, AFINAL HERMES É TAMBÉM UM DEUS?




    MEU QUERIDO IRMÃO, MEU QUERIDO HERMES,

    (VAI SER UM DOS SEUS EPÍTETOS A PARTIR DESTE MOMENTO).

    QUE SUA DIVINDADE TENHA POR HÁBITO SE APOSSAR DE VC E NOS BRINDAR COM ARTIGOS MÁGICOS E PODERMOS DESTA FORMA CELESTIAL, CONECTAR COM DEUS,

    E NOS FAZER SENTIR QUE SOMOS METADE HUMANOS E METADE DIVINOS.




    BJSSSSSSSS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




    P.S. QUE SEJAMOS AGRACIADOS POR UM NATAL MÁGICO, QUE PERMITA QUE NO MOMENTO DA COMEMORAÇÃO, VIAJEMOS PELO TÚNEL DO TEMPO ATÉ BELÉM COMEMORANDO COM MARIA E JOSÉ O NASCIMENTO DO MENINO JESUS. NESTE RITUAL, NESTA VIAGEM NO TEMPO, QUE SE ETERNIZA HÁ MUITOS SÉCULOS.

    E POSSAMOS DIZER : FELIZ NATAL!

    ResponderExcluir
  6. É Dr. Jaime Júnior, agora que passou o natal e festas de ano novo, é hora focar nos livros novamente. Abração!

    ResponderExcluir