terça-feira, 19 de julho de 2016

PUBLICAÇÃO DO LIVRO PODER CONSTITUINTE

É com muito orgulho e satisfação que anunciamos a publicação pela editora Lumen Juris do nosso livro "PODER CONSTITUINTE: Pressupostos para estruturar e manter um Estado Democrático de Direito".

Referido livro conta com a apresentação do Juiz Federal e professor Doutor Mássimo Palazzolo e com prefácio do Professor Doutor Pietro de Jesus Lora Alarcon.

Enfaticamente, assim sinalizamos a realização deste livro:

Trata-se de um trabalho (e porque não dizer a realização de um sonho) iniciado quando lecionávamos nos bancos universitários a matéria Direito Constitucional, oportunidade em que percebemos a importância do tema Poder Constituinte para a compreensão exata de referida matéria. Somos sinceros em reconhecer que referido tema ganhava contornos de dificuldade na sua compreensão pelos alunos; já que, dentre outros fatores, não havia bibliografia que aproximasse e convencesse-os da realidade e concretização de referido tema. Nesse cenário acadêmico, desenvolvemos nossas aulas que foram lapidadas quando da realização do nosso mestrado, momento em que nos arvoramos na sapiência dos professores que nos impulsionou quanto à intelecção da forma com que a matéria Direito Constitucional e, consequentemente, do tema Poder Constituinte, deveriam ser enfrentadas em aula e também no cenário jurídico. Para a obtenção do nosso título, dissertamos sobre referido tema, que agora foi revisado para didaticamente melhor atender o público acadêmico da graduação e pós-graduação; consagrando nossa meta estabelecida quando do primeiro dia de aula nos bancos acadêmicos. Para tanto, fizemo-lo calcado numa aproximação dos conceitos de Constitucionalismo e Constituição, apoiando-nos em teorias e filosofias do Direito Constitucional das quais acreditamos ter subsidiado a sedimentação concreta do tema Poder Constituinte num Estado Democrático de Direito. Ao final, com o objetivo de fixar as posições enfrentadas e defendidas, fizemos uma análise da Constituição Brasileira de 1988 de maneira a entendê-la nas dimensões apontadas no trabalho.

O livro poderá ser adquirido diretamente no site da editora: 
https://www.lumenjuris.com.br/produto/poder-constituinte-2016/

Estará à venda nas principais livrarias a partir da segunda quinzena do mês de agosto.

Aos nossos familiares, amigos, leitores e alunos agradecemos pelo incentivo.

5 comentários:

  1. Sou testemunha da qualidade da obra, fazendo uma metáfora de uma ponte que liga a antiga Constituição à nova, onde o Poder Constituinte é esta ponte! Esmero na pesquisa, com uma qualidade didática excelente. Tenho certeza que os leitores gostaram do tema e do seu texto, que apesar de substancioso é de fácil leitura e compreensão. Parabéns ao autor, Professor Me. JAIME PIMENTEL JÚNIOR!

    ResponderExcluir
  2. A obra "Poder Constituinte", inaugura no cenário jurídico pátrio, desnudando, com originalidade e espontaneidade, a verdadeira natureza desse poder, gigante pela própria natureza, intrinsecamente alinhado à natureza de nossa sociedade, democrática, diversa e plural, exsurgindo, assim, como leitura obrigatória a todos os operadores do direito, independentemente de sua vocação ou militância, ensejo em que felicitamos sobremaneira o seu autor, Jaime Pimentel Júnior, com o qual tivemos a honra de desfrutar o intelecto e envergadura jurídicas, sem prejuízo dos prazerosos anos de mestrado!

    ResponderExcluir
  3. Marco Cesar e Roger Giaretta, dignos profissionais e amigos fiéis. Obrigado pelos comentários, bem como, pelo auxílio incondicional na realização deste sonho transfigurado no formato de livro. Sinceramente espero agradar os leitores e modestamente facilitar o estudo do tema Poder Constituinte.
    Att. JAIME PIMENTEL JR.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir